Michael Oliveira – Resenha de “10 coisas que o Facebook já estudou sobre você”

Spread the love

Em Junho de 2017, a maior rede social do mundo anunciou o surpreendente número de 2 bilhões de usuários. Mark Zuckerberg, presidente executivo do Facebook, reafirmou seu compromisso em conectar o mundo, com o objetivo de deixar as relações cada vez mais próximas.

O que muitas pessoas ainda desconhecem é que a plataforma detém informações relevantes de todos os usuários da ferramenta. Compartilhamentos, curtidas, comentários e todas as demais interações são importantes focos de estudo para analisar o comportamento humano. Por exemplo, é possível descrever como as bolhas políticas funcionam dentro de uma sociedade. Afinal, um dos principais tópicos debatidos na internet ao longo dos últimos anos foram questões ideológicas a respeito da política global.

Também são passíveis de análise questões que envolvem relacionamentos interpessoais e de convívio social, como o fato de uma morte deixar os amigos da vítima mais próximos. Ao avaliarem 15.000 diferentes perfis nas redes sociais, nas quais algum usuário havia falecido com redes de amizade semelhantes entre os usuários ativos, foi observado um aumento de interação significativo entre os amigos após a perda.

Além de serem dados importantes para auxiliar na atualização da plataforma, mediante à melhor usabilidade da ferramenta, as informações obtidas através do estudo também podem ser vendidas para outras empresas, como material que irá fomentar o mercado de consumo. Desta forma, a Análise de Redes se tona uma das principais técnicas de pesquisa e análise da atualidade, promovendo valiosos dados que irão mobilizar a economia.

Por isso, ficar atento a todos os “Termos de Uso” é primordial para que os clientes possam ter uma maior noção do quanto estão sendo vigiados por grandes companhias. Não apenas o Facebook, como fabricantes de aparelhos eletrônicos já realizam busca de dados dos seus usuários, inclusive por voz.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *